AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO

Dúvidas frequentes

Quais os benefícios do glutamato monossódico?

Reduz em até 37% o sódio Das preparações
Promove o aumento da salivação
Auxilia na digestão de proteínas
Confere mais sabor aos pratos do dia a dia
Contribui com a higiene bucal
Contrubui com a nutrição e Imunidade de Idosos
Auxilia diretamente na saúde dos bebês
Melhora a aceitação alimentar de pacientes em quimioterapia

Quais pratos posso preparar com
AJI-NO-MOTO®?

Você pode usá-lo em vários alimentos, como carnes, frangos, peixes, massas, legumes e saladas. Tudo fica mais gostoso!

Qual a diferença entre o glutamato e o glutamato monossódico?

Ambos conferem o gosto umami. O glutamato é um aminoácido encontrado na natureza e em diversos alimentos, como no parmesão, nos cogumelos, nas carnes, no tomate, no leite materno e, inclusive, no nosso próprio corpo. Outra maneira de obter o glutamato é por meio da fermentação do melaço da cana-de-açúcar. E, para se tornar glutamato monossódico, é adicionada uma molécula de sódio. Essa é a diferença!

Curiosidades do umami

1. O umami tem algumas características específicas:

Aumenta a salivação:

Prolonga a sensação saborosa dos alimentos no paladar:

Auxilia na redução de sódio das preparações:

2. Umami na culinária:

Cozinhar com ingredientes ricos em glutamato equilibra os sabores das preparações. Por exemplo, reduz a acidez e o amargor de determinados alimentos. Para a forma mais pura de umami, basta polvilhar uma pitada de glutamato monossódico (MSG). Combinando alimentos ricos em glutamato, você terá uma “explosão” umami!

Se é possível conferir o gosto umami naturalmente, por que usar AJI-NO-MOTO®?

Para obter essa resposta, é só voltar a linha de raciocínio aos elementos que conferem os demais gostos do nosso paladar. Por que adicionar sal a um prato salgado ou açúcar a um prato doce? Para garantir a facilidade e o sucesso da sua receita! Algumas preparações já são naturalmente umami por levarem ingredientes ricos em glutamato. Mas não é em todas as ocasiões que você poderá incluir queijos e cogumelos na sua preparação, por exemplo. É aí que entra o AJI-NO-MOTO®, garantindo a deliciosidade que o umami traz. Por esse motivo, AJI-NO-MOTO® deixa tudo mais gostoso.

Se o segredo da arte de cozinhar está no tempero, por que usar um realçador de sabor?

Na realidade, grandes chefs renomados no ramo gastronômico, principalmente os com expertise em culinária oriental, usam, sim, o AJI-NO-MOTO®. Isso porque o produto serve como um toque final para a receita, equilibrando os sabores. A arte da conquista do tempero perfeito continua sendo mérito do cozinheiro.

Como o AJI-NO-MOTO® age?

AJI-NO-MOTO® é um realçador de sabor das suas receitas. Por meio dele, é possível sentir o gosto umami, pois na nossa língua temos receptores específicos para o glutamato.

Qual é a relação entre o glutamato monossódico, o umami e o AJI-NO-MOTO®?

O AJI-NO-MOTO® é glutamato monossódico em sua mais pura essência, que, por sua vez, confere o gosto umami.

Por que há tanta desconfiança em relação ao consumo seguro do MSG, ainda que todos os órgãos reguladores garantam o oposto?

Os mitos começaram na década de 60, quando a utilização do glutamato monossódico na alimentação, principalmente na culinária asiática, se expandiu. Neste período, um grupo de pesquisadores foi jantar em um restaurante oriental, e na ocasião, comeram e beberam todos os tipos de alimentos servidos ali. Em seguida, tiveram algumas reações adversas, como alergia e dores de cabeça. Isso foi o suficiente para que um deles publicasse uma carta editorial em uma revista científica colocando a hipótese de que o glutamato monossódico poderia ser um dos causadores desses sintomas. Isso foi pautado sem qualquer investigação médica ou científica. Atualmente, pesquisas já descartaram essa hipótese e asseguram que o MSG não causa danos à saúde. Inclusive, em uma dessas pesquisas, um grupo de pessoas foi informado de que passaria por um teste e se alimentaria de preparações com MSG. Somente uma parte dessas receitas realmente levava a adição do glutamato monossódico. E o resultado não foi surpreendente: várias pessoas que se alimentaram de preparações sem MSG alegaram a apresentação de sintomas que, teoricamente, seriam causados pelo MSG.

O glutamato monossódico causa hipertensão por ter muito sódio?

Não. Na verdade, o AJI-NO-MOTO® é um aliado na redução de sódio das receitas. Isso porque ele é um realçador de sabor e tem 3x menos sódio do que o sal de cozinha. Então, se você substituir metade da quantidade de sal por AJI-NO-MOTO® na sua receita, conseguirá reduzir o sódio em até 37% em comparação com uma receita preparada só com sal.

Esses estudos que comprovam o consumo seguro do MSG são confiáveis?

As maiores instituições do mundo que regulamentam o setor da alimentação, como o FDA (Food and Drug Administration), o JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovam o consumo seguro do glutamato. Esses órgãos se baseiam em estudos científicos sérios realizados por cientistas e universidades renomadas. A Ajinomoto do Brasil apoia congressos, workshops e atividades científicas que contribuem com a disseminação dos benefícios e da segurança do umami e do MSG.

Referências: Rosa, M.S.d.C., Pinto-e-Silva, M.E.M. and Simoni, N.K. (2021), Can umami taste be an adequate tool for reducing sodium in food preparations?. Int. J. Food Sci. Technol., 56: 5315-5324. https://doi.org/10.1111/ijfs.15061

<< VOLTAR
Ajipanda