AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO

Glutamato monossódico (MSG): mitos e verdades

O glutamato monossódico, também conhecido pela abreviação MSG, é um realçador de sabor.
Ele é produzido a partir da fermentação do melaço da cana-de-açúcar. Se você pensa que glutamato monossódico faz mal, já deu para entender que esse é apenas um mito, certo?

O glutamato monossódico é um cristal branco, inodoro e comumente usado como aditivo alimentar.

Responsável em conferir o umami, o quinto gosto básico reconhecido pelo nosso paladar, ao lado do salgado, doce, azedo e amargo. A origem do nome “umami” vem do japonês e identifica a sensação gostosa que esse gosto deixa na boca.

Seu consumo é aprovado pelas principais instituições que regulamentam o setor da alimentação no mundo, como o FDA (Food and Drug Administration), o JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ainda tem dúvidas? Para desmistificar o glutamato monossódico, reunimos as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e respondemos se é mito ou verdade. Confira!

Clique nos box de textos para expandir:

Glutamato monossódico pode viciar?

Mito!

Diversos órgãos reguladores do mundo atestam o glutamato monossódico (MSG) como um produto seguro e não há comprovação de que ele cause vício ou qualquer outro tipo de dano à saúde.

A maior parte ingerida é utilizada como fonte de energia no trato gastrointestinal, e o cérebro mantém um controle rigoroso sobre a quantidade de glutamato que circula nele.

Vale ressaltar que nosso corpo produz naturalmente o aminoácido glutamato.

Fonte: https://msgdish.com/is-msg-addictive/

Glutamato monossódico pode causar câncer ou outros problemas de saúde?

Mito!

Algumas pessoas têm dúvida se o glutamato monossódico é cancerígeno, mas esse é apenas mais um mito. O que muitas pessoas não sabem é que ele pode, inclusive, ser um aliado para pacientes que estão em tratamento quimioterápico.

O glutamato monossódico é utilizado por médicos renomados no ramo da oncologia para auxiliar pacientes que estão fazendo tratamento quimioterápico, já que quem passa por esse tipo de tratamento sofre com a perda do paladar e a diminuição da salivação.

O glutamato monossódico pode interagir com outros gostos?

Verdade!

Os gostos básicos (doce, salgado, amargo, azedo e umami) são reconhecidos pelo sistema gustativo e podem interagir entre eles para oferecer diferentes experiências durante a degustação dos alimentos. Por exemplo, o glutamato monossódico realça o sabor dos preparos por meio do umami, aumenta a salivação e facilita a percepção dos demais gostos.

proteínas de origem animal: frango, carne bovina e peixes;

queijos: parmesão, emmental, cheddar, roquefort;

vegetais: tomate, cebola, repolho, ervilha, espinafre, cogumelos, brócolis;

carnes processadas: pepperoni, bacon, pastrami, linguiças, salame;

molhos e temperos: molho de soja, ketchup, mostarda, maionese, molho barbecue, molho inglês e molhos para salada;

alimentos pré-preparados e embalados: sopas enlatadas, atum enlatado, refeições congeladas, bolachas, batatas fritas, snacks saborizados;

condimentos: misturas de temperos.

Mas será que o realçador de sabor faz mal?
Não, esse é outro mito ligado ao glutamato monossódico. Instituições mundiais como o FDA (Food and Drug Administration), o JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovam o uso do MSG como um produto seguro e que não traz malefícios para a sua saúde.

Existe uma quantidade-limite para o consumo seguro de glutamato?

Mito!

Durante as avaliações de segurança do produto, os testes demonstraram que não há necessidade de se estabelecer um valor numérico para Ingestão Diária Aceitável (IDA). Assim, definiram para esse aditivo uma IDA “não especificada”, que é a classe mais segura para aditivos alimentares.

Glutamato monossódico possui muito sódio?

Mito!

O glutamato monossódico possui apenas 1/3 da quantidade de sódio encontrada no sal de cozinha.Inclusive, esse é um dos fatos que o torna um grande aliado na redução de sódio das preparações do dia a dia. Isso porque, ao adicionar o MSG no seu preparo, o sabor será mantido e o teor de sódio, reduzido.

O glutamato traz benefícios para a saúde?

Verdade!

Entre eles, temos a redução de sódio nas preparações; a harmonização das receitas; e o aumento da salivação, que contribui para uma melhor digestão e para a higiene bucal, ajudando também idosos e pacientes em tratamento quimioterápico a se alimentarem melhor, auxiliando na deglutição da comida.

.Além de acrescentar o gosto umami aos seus preparos na cozinha, o glutamato também traz benefícios como:

.reduz em até 37% o sódio das preparações;
auxilia na digestão de proteínas;

.contribui com a nutrição e imunidade de idosos;

.promove o aumento da salivação;

.o aminoácido glutamato, presente no leite materno, auxilia na saúde dos bebês;

.melhora a aceitação alimentar de pacientes em tratamento quimioterápico;

.contribui com a higiene bucal.

Glutamato monossódico (MSG) faz mal?

Mito!

Se você é uma das pessoas que já se perguntou que mal faz o glutamato monossódico, não precisa se preocupar. Diversos estudos científicos e publicações sobre o tema comprovam a sua segurança para consumo.

As maiores instituições do mundo que regulamentam o setor da alimentação, como o FDA (Food and Drug Administration), o JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovam o consumo seguro do glutamato.

O corpo não consegue processar o glutamato monossódico?

Mito!

Tanto o aminoácido glutamato encontrado naturalmente nos alimentos quanto o presente no realçador de sabor, glutamato monossódico, são percebidos e metabolizados da mesma maneira pelas papilas gustativas, ou seja, nosso corpo os reconhece exatamente da mesma forma.

Glutamato monossódico inflama o corpo?

Mito!

Um estudo realizado pela organização de saúde do governo australiano sugere que o MSG não é um fator desencadeante para problemas como inflamação ou asma.

Vale ressaltar que diversos órgãos reguladores do mundo atestaram o glutamato monossódico (MSG) como um produto seguro e não há comprovação de que ele cause danos à saúde.

Glutamato monossódico causa síndrome do restaurante chinês?

Mito!

A origem do mito se deu quando, na década de 1960, um grupo de pesquisadores foi jantar em um restaurante oriental e, na ocasião, comeram e beberam todos os tipos de alimentos servidos ali. Em seguida, tiveram algumas reações adversas, como alergia e dores de cabeça.

Isso foi o suficiente para que um deles publicasse uma carta editorial em uma revista colocando a hipótese de que o glutamato monossódico poderia ser um dos causadores desses sintomas. É importante destacar que essa ligação foi pautada sem nenhuma investigação médica ou científica.

Atualmente, pesquisas já descartaram essa hipótese e asseguram que o MSG não causa danos à saúde.

Você já tinha ouvido algum desses mitos e verdades? Todas as respostas foram baseadas em artigos científicos que analisaram a fundo o aminoácido glutamato e o glutamato monossódico na nossa alimentação. Tudo para você experimentar e incluir alimentos com umami nas suas refeições sem medo e equívocos.

<< VOLTAR
Ajipanda
Olá, precisa de ajuda?