AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO
AJI-NO-MOTO

Como o umami foi descoberto?

No início do século XX, Dr. Kikunae Ikeda, no Japão, percebeu um gosto evidente no caldo Dashi, feito da alga kombu, do qual ele não sabia identificar. Ao gosto misterioso, ele deu o nome de umami, por ser acompanhado de uma sensação muito gostosa e de muito sabor, que é o significado da palavra em japonês. O Dr. Kikunae Ikeda também foi responsável, em 1908, pela extração dos cristais de glutamato, que permitiu o desenvolvimento da produção em escalas maiores do glutamato monossódico.

História do umami

Venha conhecer mais sobre o quinto gosto!

Como sentir o umami

Dr. Kikunae

No início do século XX, o professor e cientista japonês Dr. Kikunae, ao degustar alimentos como aspargos, tomates, queijos e carnes, ficou intrigado por um gosto, que posteriormente seria nomeado de umami, o quinto gosto. Era algo que não se enquadrava no doce, azedo, amargo e nem no salgado, por isso ele o chamou de umami, que significa saboroso.

De 1908 em diante, o umami ultrapassou as fronteiras japonesas. O quinto gosto passou a ser fortemente difundido, ganhando visibilidade no mundo da gastronomia e na comunidade científica. A partir disso, fundaram-se institutos, organizações e centros de informação e pesquisa sobre umami, como o umami Information Center.

Em 2000, o gosto umami foi reconhecido cientificamente como o quinto gosto básico do paladar humano. O estudo, publicado na revista Nature, comprovou a presença de receptores específicos para o gosto umami em nossa língua.

Como sentir o Umami

Quais alimentos contêm umami?

Na natureza, encontramos as seguintes substâncias: o glutamato (aminoácido) e o inosinato e guanilato (nucleotídeos).

Os alimentos ricos nessas substâncias contêm o gosto umami. Veja alguns exemplos: carnes, peixes, algas, tomates, aspargos, cogumelos, milho, queijo parmesão, entre outros. Além disso, o glutamato já está presente na nossa alimentação desde a amamentação, já que é o aminoácido em maior quantidade no leite materno.

AJI-NO-MOTO
<< VOLTAR
Ajipanda
Olá, precisa de ajuda?